sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

REFLEXÕES | Desabafo de uma voluntária



A mais ou menos 1 ano entrei no Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos como voluntária. Alguém me pediu para fazer isso? Não. Eu resolvi que tinha que fazer algo diferente naquele ano, que me fizesse evoluir um pouco mais como pessoa. Eu já gostava de animais, então resolvi começar a ajudar. Procurei no facebook pessoas com interesses em comum, foi aí que conheci Ceiça. A pessoa mais guerreira que conheci até hoje em relação à causa animal, que defende com unhas e dentes o bem-estar e saúde dos bichinhos. Até hoje fico impressionada com sua garra e coragem.

Muitas vezes às pessoas acham o nosso trabalho lindo, mas não sabem a realidade que passamos. Falta material de limpeza, ração, dinheiro para castrações e medicações. Além do aluguel todo mês que é 600,00. Enfim, coisas que em alguns momentos nos fazem desanimar (e olha que eu não estou lá todos os dias, imagine quem está em contato o tempo todo). O que nos alegra é quando vemos o sorriso no rosto de cada animal (sim, eles agradecem), mesmo tendo passado por maus tratos e pela crueldade humana.

Muitas pessoas acham que o dinheiro que “mantemos” o Instituto é proveniente do governo, município ou algo assim. O que elas não sabem é que tudo, tudo mesmo é sustentado por doações. Doações de pessoas que amam os animais e que ainda se emocionam com o sofrimento destes.

Muitas pessoas dizem que não podem ajudar. Tudo bem eu respeito à opinião de cada um, mas eu digo uma coisa a você. Você pode ajudar sim! Não importa com o que seja. Com uma ração, com 5 reais, com um compartilhamento na internet, sendo voluntário, indo visitar pelo menos uma vez no mês os animais. Gente, nós que não queremos ajudar. Sabe por quê? Porque nossas vidas estão tão corridas que não queremos “perder tempo” ajudando nada e nem ninguém. O que não sabemos é que ajudar nos faz tão bem quanto ir a praia ou sair para se divertir. Um dia que você tira para fazer o bem já te enche de esperança e gratidão. Eu não estou aqui para dar lição de moral em ninguém, só quero que percebam que ajudar é possível. Se você gosta de crianças, ajude uma creche. Se você ama idosos, tire um dia para visitá-los no abrigo. Se você quer melhorar a saúde de alguém com um sorriso, ajude o GACC, APAE, Lar das Marias. Qualquer coisa já é alguma coisa! Eu tenho certeza que você se sentirá melhor em poder ajudar e ver que você pode ser um diferencial nesse mundo tão corrido.

Eu digo isso sabe por quê? Porque eu conheço meninas que trabalham 44 horas por semana e mesmo assim estão lá no Instituto sábado ou domingo. São pessoas que tem família, vida pessoal e trabalho. São pessoas assalariadas e que não vivem no luxo, assim como eu. Pessoas que só querem ajudar e tiram um pouquinho do seu tempo para parar um pouco no tempo. A única coisa ruim nisso tudo, eu digo a vocês, é não poder ajudar mais. A cada dia Ceiça recebe um pedido novo de resgate, mas no momento não podemos fazer nada, pois não temos condições e nem espaço para isso. Tem pessoas que ainda falam que vão ajudar o animal resgatado, mas depois de 3 dias somem e o animal fica sem assistência. Isso é bem triste, essa sensação de impotência!

Eu vim aqui hoje porque tinha que esclarecer algumas coisas que muitas pessoas ainda questionam. E ainda mais, para agradecer a Deus por esses meses que tenho passado junto com as meninas (outras voluntárias) e com os animais do Instituto. Eles só me fizeram crescer ainda mais. Vi que realmente ainda existem pessoas de bem nesse mundo, que lutam por uma causa que muitos acham ser perdida. Aprendi que muitas pessoas vão criticar o seu trabalho independentemente do bem que você faça. Na verdade, muitas pessoas vivem para denegrir e falar mal dos outros. O que eu peço a Deus para essas pessoas é que elas aprendam o que é o amor pelo menos uma vez na vida. E outra coisa, espero que Deus me dê forças para continuar ajudando e que Ele continue me mostrando que o mundo tem sim coisas boas a se fazer e se vivenciar!





Um comentário: