quarta-feira, 30 de março de 2016

SONHE GRANDE



“Não sonhe muito alto porque você pode se frustrar. O tombo pode ser grande.” Quem nunca ouviu essa frase? Aposto que quando você estava lá, com todas as suas expectativas em algum projeto, alguma ideia ou viagem “mirabolante” apareceu alguém para te desanimar. Isso é mais constante do que a gente imagina.  

A todo o momento vão existir pessoas dizendo que seu sonho está muito distante de se realizar e que é impossível de acontecer. Eu acredito que não. Claro que frustrações podem ocorrer, você poderá tomar vários tombos no percurso, mas o que irá importar são seus aprendizados e suas conquistas. Eu aprendi que sonhar é sim, muito importante. São os sonhos que movem nossas vidas. Quando você para de sonhar é como se você parasse no tempo. É como se a rotina te consumisse e te fizesse escravo do dia a dia. Quando você sonha, você movimenta sua vida, você passa a viver com vontade de chegar a algum lugar. E é isso que nos move: o querer e o desejar.

Quando falo em sonhos grandes não quero dizer que é para você deixar de apreciar pequenos prazeres e gestos. Eles são essenciais para nossas vidas. O que quero deixar claro é que nada te impede de querer ser grande. Ser um grande escritor, um grande médico, um grande filósofo ou um grande jardineiro. Você pode ser o que quiser, basta acreditar no seu sonho, dar os passos necessários para chegar até ele e lutar para que conquiste o deseja.

Mas Amanda, o meu sonho é ter a maior e melhor floricultura da minha cidade, mas minha família e meus amigos não me apoiam e riem quando eu falo a eles sobre o que quero. O que eu faço? Primeiro; você acredita que isso é o que você realmente quer? Se sim, maravilha. Você já deu um passo. Quais os meios que vão me fazer ter a melhor floricultura? Aí entra o planejamento: financeiro, profissional e pessoal. E a minha família, vou contrariar a vontade deles? Você ouviu o que você falou em voz alta? Essa é a vontade deles, não a sua.

Muitas vezes deixamos de sonhar grande porque as pessoas ao nosso redor nos desestimulam. Às vezes, essas mesmas pessoas nem percebem como estão nos colocando para baixo. Mas, isso acontece porque o ser humano está acostumado com o que é cômodo e seguro. Um familiar seu vai querer ver você em uma profissão que te dê “segurança”, ou melhor, estabilidade (mesmo que você esteja infeliz naquele lugar e eles não saibam). Eu costumo dizer que tudo que é novo assusta. Uma ideia nova, um estilo novo, uma opinião diferente. Enfim, tudo que faz o outro sair da sua zona de conforto dará aquele desconforto.

Por isso, insisto. Sonhe alto, sempre vai ter alguém para te criticar. Então, é melhor ser criticado fazendo aquilo que você quer. 

E para finalizar, uma frase que eu li e achei grandiosa:
“Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho que ter um sonho pequeno. Pense sempre em fazer o seu melhor.” Jorge Paulo Lemann


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que é Novo, assusta!
    Costumo usar este termo também Amanda( Amandinha)
    Minha vida Costuma ser parecido com uma montanha russa, quando não está na calmaria( como um mar sem ondas).
    A opinião alheia é importante quando vem junto com "Lhe desejo o melhor e que o melhor seja a realização do seu sonho", ou então pode até vir com crítica desde que construtivas e com respeito a discordância.
    Em meio a tanta luta, a correria do dia a dia, a essa maçante rotina termos um Sonho é um privilégio e poder segui-lo é uma dádiva, por tanto NÃO DESISTA DO SEU NUNCA!
    Um Beijo no Coração!
    Zeni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Zeni. A opinião dos outros é importante, mas quando vem para somar. Porém, muitas vezes temos que seguir nossos instintos e deixar um pouco de lado essas opiniões. Elas podem adormecer nossos sonhos e quando nos damos conta, um bom tempo já passou.

      Beijos. Gostei de tê-la por aqui! ;)

      Excluir