sexta-feira, 13 de maio de 2016

CASAIS | Como Falar de Dinheiro Sem Brigas?






Muitas vezes o assunto dinheiro pode gerar brigas entre casais. Quando o assunto é grana cada um quer saber do seu lado e não procura saber como está o lado do outro. É assim que começam as discussões: “Quem foi que gastou no salão o que não devia? Quem foi no barzinho com os amigos?”. Enfim, começa o festival da culpa. Se você analisar essas acusações perceberá o quanto isso desgasta a relação. Ao invés de conversarem sobre as finanças e se organizarem, os casais banalizam esse assunto e acabam jogando a carga em cima do outro. Sem saber ao menos que quando aprendem a planejar a vida financeira juntos, conseguem excelentes resultados.

O desafio está em criar o hábito de organizar as finanças a dois desde os tempos de namoro. Sendo que os dois irão aprendendo a economizar juntos para um objetivo em comum (um passeio diferente, uma viagem ou mesmo a compra de um bem de maior valor).

Os preparativos do casamento representam também excelente oportunidade de planejamento e organização financeira. Afinal, são muitos itens a conciliar. O casal terá que definir prioridades, pesquisar preços, controlar gastos e planejar o pagamento. Na verdade, essa é uma fase turbulenta da vida, os nervos ficam a flor da pele. E se vocês não se organizarem poderão começar o casamento com dívidas. O que não é nada legal!

No dia-a-dia, o casal pode ir, aos poucos, identificando suas características: quem é mais gastador ou poupador. O ideal é que o poupador fique responsável pela planilha de orçamento, mas sem assumir tudo sozinho. Os dois precisam participar deste controle, com base no planejamento financeiro que estabeleceram.





Cada pessoa é criada de forma diferente em relação ao dinheiro. Por isso é importante saber lidar com o ‘jeito financeiro' do parceiro para não criar confusão em casa. Hoje em dia as mulheres estão mais independentes, mas muitos homens não tem essa visão. Assim como existem mulheres que ainda foram criadas para ter uma mesada do marido, porém o marido não acha justo essa mesada. Como proceder? Tudo está relacionado a forma como vocês irão expor suas opiniões entre si. Conversem e cheguem a um equilíbrio. Desta maneira, será possível chegar a um acordo sobre a melhor maneira de administrar o dinheiro do lar, sem conflitos.




Sem uma planilha, perdemos o controle da situação. Não sabemos com o que estamos gastando e acabamos passando do orçamento. Além de organização, você ganha também mais facilidade para enxergar em que economizar. Com uma tabela estabelecida, fica mais fácil cortar os excessos.

Obs: Já deixei o link no post anterior de uma planilha bem legal.





A parcela de contribuição deve ser proporcional ao salário: quem ganha mais arcará com mais despesas. O casal deve observar sua planilha, negociando gastos que podem ser descartados ou reduzidos. Nesta hora, é preciso entendimento. 

Na verdade, a palavra de ordem aqui é o equilíbrio: o casal deve encontrar a alternativa que melhor funcione para eles. O importante é conversar periodicamente a respeito, definir objetivos em comum e estabelecer uma estratégia adequada e justa para o casal.




Abrir mão de alguns gastos pode ser difícil, se você não tiver um real motivo para isso. Agora, experimente começar a poupar para realizar uma viagem dos sonhos. Você ganha motivação para economizar rapidinho.

Se vocês possuem sonhos que podem realizar juntos, procurem conversar e analisem como podem economizar para chegar a tal objetivo. É tão legal compartilhar bons momentos, principalmente quando os dois participam do planejamento de um sonho.

Outra dica é: procurem buscar informações sobre finanças, preparando-se para tomar boas decisões ao longo da vida. Isso inclui conhecer as diferentes formas de investimentos, para que possam guardar dinheiro também para o futuro. 

Beijos da Amanda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário