segunda-feira, 23 de maio de 2016

COMO TRILHAR UM CAMINHO DE SUCESSO



Hoje em dia muito se fala do sucesso. Muitas pessoas acabam se apegando a essa palavrinha e acabam se frustrando durante a vida. Na verdade, nós nos cobramos muito e os outros também nos cobram a excelência naquilo que fazemos. Só que o que não percebemos é que somos seres humanos e em algum momento iremos errar. Esse erro vai destruir o nosso percurso? Claro que não, ele vai servir de exemplo e conhecimento para seguirmos em frente.

Para se chegar ao tão esperado sucesso, vai depender muito do que você considera ter sucesso. Muitas pessoas querem ter uma família unida, outras querem ter o trabalho dos sonhos, outras desejam dinheiro no bolso. Tudo vai depender da sua perspectiva. Claro que todas essas conquistas podem ser obtidas. No entanto, vai depender do quanto você está disposto a fazer para obter tudo isso. Continue lendo esse post e tenha uma nova visão sobre sua vida e seus sonhos. Coloque essas dicas em prática e veja como tudo pode se transformar.


1- Se planeje e formule bem seus objetivos

Costumo dizer que para mudar de vida é necessário planejamento (quando falo em mudar de vida estou querendo dizer mudar sua forma de pensar e agir). Na verdade, o planejamento tem que estar em todas as áreas da sua vida.

Existem algumas perguntas que você deve fazer para si. Onde você quer chegar? Quando você quer chegar? O que você precisa aprender para chegar aonde quer?

Quando você faz esses questionamentos começa a ficar por dentro do que você realmente quer e precisa para alcançar seu objetivo. São questionamentos que parecem bobos, mas são necessários para se autoconhecer.

Lembre-se que um objetivo bem formulado te dá um norte para aonde você quer chegar. Claro que durante o caminho você pode abandonar algo que não lhe serve mais (que um dia serviu e foi muito bom) e que pode ter se tornado uma pedra no seu sapato. Ao invés de você abandonar essa pedra, ela vai se transformar em um recurso de muito aprendizado que vai fazer você chegar em um resultado inovador!


2- Percepção mais ampla do que anda acontecendo

Utilize todos os seus sentidos e tente perceber tudo que está acontecendo ao seu redor. Suas percepções precisam estar a seu favor, sua visão, seu tato, seu paladar, sua audição, seu olfato, até sua intuição. Isso vai te ajudar a perceber oportunidades que até então parecem que não existiam.

Se você analisar, algumas pessoas vivem em função de seus problemas e suas preocupações, isso acaba bloqueando suas vidas e seus sentidos ficam instáveis. Essas pessoas acabam "parando no tempo". Quando se dão conta de si perderam várias oportunidades na vida.

Essa semana estava falando com meu noivo a importância dos sentidos. Um exemplo que li em um livro e achei interessante foi sobre quando estamos em certo lugar e alguém começa a nos encarar. Depois de alguns segundos, sentimos que tem alguém nos vigiando. Isso faz parte dos nossos sentidos. Não é incrível? Pense em como você pode utilizá-los para perceber boas oportunidades.


3- Seja flexível

Ser flexível não quer dizer que você não tenha personalidade. Flexibilidade é a capacidade de você ter novas ideias e fazer alguns ajustes necessários para você conseguir aquilo que quer. 

Durante a criação dos objetivos você pode criar um caminho, mas na prática algo pode acontecer e você pode ter que mudar um pouco a rota. Isso não é motivo para desistir. Você só terá que ajustar alguns pontos que trarão equilíbrio para sua vida! Isso é flexibilidade. Use sua flexibilidade no dia a dia, no trabalho, no relacionamento, assim você amplia suas possibilidades de realização!


4- Assuma a responsabilidade pela sua vida

Chegou a hora de você ser responsável pelos sonhos que vai traçar para si. Você já cresceu e está num caminho que quer que aconteça. Pegue essa responsabilidade para você ao invés de dá-la  para o governo, para os seus pais, para um namorado/ marido, irmão... Enfim, não passe a responsabilidade da sua vida para os outros. Talvez os outros não sejam capazes de realizar nem os seus próprios objetivos.

Quando você adquirir a responsabilidade para sua vida, você poderá cuidar de si e ajudar o outro, através do seu exemplo e conhecimento. Além disso, assumir responsabilidade quer dizer também que você deixará de se fazer de vítima e estará no controle de sua própria vida.

Um bom exemplo de mudança que precisa de uma maior consciência e aumento das responsabilidades é a  fase de transição da adolescência para "adultez". Muitas vezes, ao longo da nossa infância e adolescência nossos pais ou responsáveis tomaram atitudes para nós e a partir do momento que precisamos acordar para "adultez" tomamos um susto. Acabamos perdendo o foco, já que não temos mais ninguém para tomar tais atitudes. É nesse momento que percebemos que crescemos!


5- Esteja perto de boas companhias

Se você se juntar a pessoas que tenham vontade de ter uma vida maravilhosa, você vai ter de verdade um resultado parecido. Olhe ao seu redor e perceba quem são as pessoas positivas que estão perto de ti. Analise o quanto você contribui para que essas pessoas pensem de uma forma positiva.

Lembre-se que quando você tem bons pensamentos e boas pessoas ao seu redor a vida tende a ser mais leve e você acaba contagiando os outros com a sua energia. Olha que legal! Claro que você não vai abandonar as outras pessoas que estão perto de você. Talvez você tenha que incentivá-las a ter outro tipo de pensamento!


>> Para fechar esse post quero dizer a você para medir se aquilo que você faz todos os dias, desde que você acorda até a hora de dormir, está valendo a pena. Se você perceber que a resposta “não” é constante, isso mostrará que o que você está fazendo não está valendo a pena e é hora de parar e pensar. Às vezes o não pode virar sim através de pequenos ajustes! Pense nisto!

E outra, lembre-se que a vida com sucesso não vem pronta, você constrói todos os dias. Mas, para tê-la você tem que começar.

                                  
Beijos, Amanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário