terça-feira, 10 de maio de 2016

COMO ORGANIZAR SUAS CONTAS



Muita gente ainda não sabe por onde deve começar ao montar um orçamento. Eu mesma não sabia a importância desse exercício até que senti necessidade. Cabe lembrar que não sou nenhuma “expert” em finanças, mas o que aprendi e utilizei estarei contando para vocês. Vamos lá!

Para ajudá-lo a organizar suas contas existem 4 passos essenciais:


A maioria das pessoas começa a organizar seu dinheiro a partir das despesas. Eis o erro! Primeiramente você deve saber sobre suas receitas, ou seja, quanto você ganha. Na verdade, sua receita irá definir o seu poder de consumo. Seus gastos devem se adaptar a sua realidade do momento. Pense aí... Você deve gastar de acordo com o que tem disponível, certo?

Mas... O que devo incluir como receitas? O seu salário, rendimento com investimentos ou alugueis recebidos.

OBS: Entenda como funciona seu salário. Se sua remuneração é de R$ 1500,00 não quer dizer que você estará ganhando esse valor inteiro. Já parou para analisar os descontos feitos? Lembre-se que o valor que lhe interessa no orçamento é o líquido.


Agora sim você deverá listar todas as suas despesas. Primeiro você deve relacionar as despesas fixas, ou seja, aquelas que não costumam variar (aluguel, prestação do carro, escola de filhos, IPTU etc.).

Depois reflita sobre os gastos variáveis, ou seja, aqueles que acontecem todo mês, mas podemos tentar reduzir (supermercado, água, luz, gás, etc.).

Além disso, existem os gastos extras e os adicionais. As despesas extras são aquelas extraordinárias, mas que devemos estar preparados caso aconteça (ida ao médico, manutenção do carro, material escolar, etc.). No caso das despesas adicionais você pode analisar ainda melhor, pois são as pequenas despesas do dia-a-dia que levam o dinheiro da família sem que ninguém perceba: o lanche da escola do seu filho, o cafezinho antes do trabalho, as revistas que vocês compram e pouco leem. Enfim... o supérfluo!

OBS: Vou deixar o link abaixo para que você possa baixar o arquivo da tabela* que me baseei para fazer a minha. Você muda os tópicos de acordo com sua vida financeira. É super fácil!


Depois de ter feito sua tabelinha de gastos você deverá guardar os dados reais de sua renda e despesas. As informações ajudam a você entender as diferenças entre o valor do seu orçamento e o que você realmente gastou. Essa é a hora da verdade! Compare o quanto recebe com aquilo que gasta. Você é “gastadeiro” ou não é?


Caso esteja gastando sempre a mesma coisa, pense se seus gastos são de qualidade e importância.

Se estiver com o orçamento equilibrado, mas não estiver poupando, procure cortar alguns gastos de forma a investir pelo menos 10% do que recebe. Lembre-se que emergências acontecem e que se você não tiver uma reserva poderá se endividar.

Se você está gastando mais do que recebe, corte gastos ou vai entrar em desespero (se já não estiver). Converse com a sua família para que todos saibam a situação financeira e para que todos se envolvam na diminuição dos gastos.

Enfim, essas são as 4 dicas para montar seu orçamento. Mais dicas estarão sendo postadas durante a semana. Fique de Olho!


LINK 

TABELA *: http://goo.gl/zY9vSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário